04 janeiro 2010

Senta que la vem história: torta de limão

Como vocês sabem, da minha cozinha além das receitas sempre saem algumas histórias. Esta torta de limão eu chamo de Torta do Quinho. Eu tenho um primo falecido, chamado Marco Antônio, cujo apelido era Quinho (que vem de Marquinho). Ele faleceu em meados de 1993 de uma doença grave e incurável.

Um dia, quando ele estava doente, fomos em sua casa visitá-lo. Era uma casa casa bem grande, em um bairro distante e bem rural aqui em São Paulo. Do alto de sua casa, víamos um pasto muito bonito do outro lado da avenida. Bem, voltando à receita...em uma dessas visitas, sua esposa, Lorena, havia feito uma torta de limão deliciosa e eu, lógico, pedi a receita. Este dia está tão vivo em minha memória como se fosse hoje e quando me dou conta que já se passaram 16 anos é inevitável me sentir meio "velha". É muito estranha a relação que temos com o tempo conforme os anos se passam. Ah, eu não voltei à receita, não é?

Ok, peguei a receita e ela é muito fácil e rápida. Aprendi a fazê-la mas depois que o Quinho faleceu eu passei muito tempo sem fazê-la (anos na verdade) porque, para mim, ela não era uma torta de limão qualquer era a torta de limão do Quinho. Dia 31 eu resolvi fazê-la e aqui está ela:




Torta de limão do Quinho

Massa: 10 colheres de farinha de trigo, 4 gemas, 2 colheres (chá) de fermento químico, 2 colheres (sopa) de margarina, 2 colheres (sopa) de leite. Misturar com as mãos, colocar em forma untada e enfarinhada. Furar a massa com um garfo e assar ligeiramente e deixar esfriar. Não deixe assar totalmente porque a massa voltará ao forno novamente.

Recheio: 2 latas de leite condensado, 1 xícara de suco de limão. Bater no liquidificador por uns 2 minutos.

Cobertura: 4 claras e 8 colheres de açúcar. Bater as claras em neve e acrescentar o açúcar. Bater bastante até formar um suspiro firme.

Montagem: colocar o recheio sobre a massa fria. Cobrir com o suspiro e levar ao forno. Asse em forno baixo até dourar o suspiro. Enfeite com raspas de limão. Quando esfriar, leve-a à geladeira.

*          *          *

Sugestão: faça em refratário ou fôrma de fundo removível. Outra sugestão minha é servir com sorvete de creme. Fica espetacular!

Espero que gostem. Como eu sempre digo, não sou profissional em cozinha, nem tenho esta pretensão, mas todas as receitas postadas aqui foram feitas (não criadas) por mim portanto posso garantir que dão certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!