17 janeiro 2010

Armazenamento a vácuo: sacos laminados

A Regina Presença, de Manaus, me enviou fotos e os resultados do armazenamento com sacos laminados e absorventes de oxigênio. Confesso que eu tinha muitas dúvidas e alguma desconfiança sobre as vantagens deste processo, por isso estava procurando alguém que já tivesse aberto os alimentos para saber os resultados. Até então, todas as pessoas que eu conhecia que falam dele, só tinham armazenado mas ainda não tinham aberto nada, isso me dava alguma incerteza. Eu peguei várias apostilas na internet mas eu prefiro de qualquer forma saber os resultados e a experiência de quem fez.

Felizmente a Rê me mandou um e-mail no dia em que eu estava pensando sobre isso se propôs a enviar as fotos e os resultados o que, obviamente, me deixou feliz como uma criança que ganha um doce. Ontem recebi as fotos e vou colocar abaixo algumas considerações da Rê. Em seguida, farei outra postagem também com informações da Rê sobre outro tipo de armazenamento: conserva.

Precisa da seladora e os saches são caros mesmo, quanto à máquina tem uma aqui em Manaus e a gente faz rodízio nas estacas, os saches são caros mesmo e os pacotes aluminizados são caros também e muito grandes. Eles tem capacidade para 3 quilos e quando abrimos precisamos consumir rapidamente, então fizemos um teste, dividimos a embalagem ao meio e selamos, nela coube um quilo e meio mais ou menos, a gente tem que ir testando pra ver o que dá certo.

Esse método é bom pq dura bastante tempo, mas o inconveniente é que não vemos o que esta armazenado.

O arroz fica ótimo, o sal, o açúcar. O trigo branco, que já não é propício para armazenar, como deixamos mais de um ano, ficou preto, o leite em pó ficou de um amarelo muito escuro, nem usamos.

Por incrível que pareça todas as embalagens que abri os alimentos estavam perfeitos, todos tem mais de 2 anos, foram armazenados em 2007 (exceto a farinha de mandioca). Até cozinhei o grão de bico pra mandar a foto pra você ver como ficou ótimo, a lentilha cozinhei mas esqueci de tirar foto, o feijão também esta perfeito, macio até, não cozinhei ainda porque tinha muito feijão congelado, mas quando cozinhar te mando a foto. O outro feijão que te disse que ficou muito duro era feijão preto, não cozinhou nem ficando de molho de um dia para o outro.


Sacos laminados armazenados no armário


Devidamente identificados e com as datas
de armazenamento e validade


Feijão - armazenado em 2007


Grão de bico - armazenado em 2007


Açúcar cristal - armazenado em 2007
empedrou um pouco mas foi dissolvido facilmente


Farinha de mandioca - armazenada em 2006


Trigo Búlgaro (para kibe) - armazenado em 2007


Ovomaltine - armazenado em 2007 na embalagem
original direto no saco laminado com 2 sachês
de absorvente de oxigênio


Amo muito ovomaltine!!!


Lentilha - armazenada em 2007


Grão de bico cozido

Agora, vou acrescentar um comentário sobre a farinha de trigo que, até o momento, tem sido o maior mistério para mim (já que não conheço ninguém que a armazene). Então, já sabemos que este processo não é recomendado para a farinha. O que método que eu estou fazendo é na garrafa PET com folhas de louro mas, por enquanto, precisaremos paciência para saber os resultados, pois este teste além de ser de conservação de farinha é um teste de paciência, rs. Minhas garrafas mais velhas tem 6 meses e, até o momento, apresenta cor normal e não tem caruncho. Daqui 6 meses vou abrir a primeira para ver o resultado em 1 ano e depois vou abrir uma a cada 6 meses.

Agradeço a Rê de coração. Ajudou-me muito, mesmo não tendo a máquina seladora porque sei que, se um dia tiver oportunidade, poderei usá-la sem medo. Sei também que vai ajudar muitas irmãs porque desde que comecei a estudar sobre armazenamento descobri que existem muitas pessoas que não fazem simplesmente porque têm muitas dúvidas. Espero que juntas possamos esclarecê-las e, principalmente, colocar o conhecimento em prática.

Se mais alguém tiver experiência, fotos ou comentários sobre este processo, fique à vontade.

10 comentários:

  1. Oi linda, você tem me ajudado muito com todas essas informações sobre armazenamento, gostaria de saber se você tem o email da Regina Presença de Manaus, pois gostaria muito de falar com ela, quem sabe ela pode nos dá um treinamento aqui na minha Ala. Se você tiver por favor me mande.
    email. mtdportela@hotmail.com , um beijão linda.

    ResponderExcluir
  2. Matilde, mandei um e-mail pra Rê e te copiei. bjs

    ResponderExcluir
  3. ola sera que posso usar seu texto para minhas aulas de sobrevivencia na minha escola para ensinar aos jovens um novo modo de guardar para seu foturo de vida em familia pois ensino num bairro carenciado
    fora da cidade de lisboa se possivel agradeço
    gostei de vesitar sua Igreja apesar de ter sido recebido com friesa por alguns brasileiros que me ignoraram sera que e assim em todas as comgregações
    ou esta e um caso raro
    bem hajam por vossa apresentaçao que vosso ano seja cheio de Bençãos

    ResponderExcluir
  4. Sim, Gabriel, pode usar o texto. Quanto ao comportamento da pessoas, infelizmente, não posso te dizer pois não sei como é em Portugal. Não podemos generalizar e dizer que todos os brasileiros são assim pois o comportamento de cada um é individual. Na minha ala, como em todos os lugares, existem pessoas mais abertas e receptivas, outras nem tanto e outras nem um pouco. De qualquer forma, sempre há alguém para receber os visitantes. Se você tiver interesse pela igreja, tenho certeza que isto não será impedimento, afinal estamos todos na terra para nos aperfeiçoar. Se fóssemos perfeitos, não precisaríamos da igreja, não é!? Faça outras visitas e preste atenção ao que é dito, independente do comportamento das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Simone, estava olhando seu blog e vi as fotos esclarecendo as duvidas sobre armazenamento em saches, voce está certíssima, este processo que você quer fazer abrindo as embalagens de tempos em tempos chamamos de "quarentena", pegamos um determinado alimento e vamos observando ele até atingir seu tempo máximo de estocagem, só assim sabemos o que dá certo ou não, isso vale para doces em compotas, seletas de legumes entre outros.
    Bjkas Rubia

    ResponderExcluir
  6. ESTOU FREQUENTANDO A ALA LAGO SUL E OUVI FALAR DESSE PROGRAMA DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS, GOSTARIA DE SABER QUAL É A SELADORA A VÁCUO (REFERÊNCIA) PARA UTILIZAR ESTAS EMBALAGENS, AONDE ADQUIRI-LA E AS EMBALAGENS

    ResponderExcluir
  7. Oi Simone, vi que o post é antigo mas espero que vc veja minha mensagem. Sou conselheira da Soc da Ala. Minha ala tem a maquina e nunca foi usada, peguei ela emprestada pra fazer testes, preciso de ajuda. Se puder me manda um email dizendo q vc leu essa mensagem que te retorno falando das dúvidas. Ou, se puder me dá o contato ta Regina. obrigada! patriciavilar@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Irmã boa noite nosso distrito gostaria de fazer um treinamento desta maneira de armazenamento será que a senhora poderia me informar onde adquiro essa seladora os saquinhos e o sache, muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Irmã boa noite
    Nosso distrito gostaria de fazer um treinamento desta maneira de fazer o armazenamento a vácuo sabe me informar onde compro essa máquina seladora e os sacos de aluminio
    Muito obrigada ficarei aguando sua resposta

    ResponderExcluir
  10. Irmão Everton, no centro de distribuição da igreja.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!