17 janeiro 2010

Informações sobre conservas

Por Regina Presença

Também já armazenei vegetais em conserva, não picles, com água e sal só, bem natural, ficam ótimos e compota de frutas e geléias, também ficam ótimas.

Os vidros são fáceis de arrumar, só guardar os que compramos conservas no supermercado que tem a rosca em “S”, eles são refratários e perfeitos para serem esterilizados, o que não se encontra aqui em Manaus são as tampas, pq elas devem ser novas além de esterilizadas como os vidros.

Já fiz conserva de feijão cozido, fica perfeito e sem contar que é só temperar e consumir. Mais uma vantagem das conservas é que se os tempos mais difíceis que hoje virão mesmo, não tendo luz nem combustível os alimentos já precisarão estar cozidos. A única preocupação que tenho em ensinar esse tipo de armazenamento é o botulismo, porque se não for feito da maneira certa, observando os tempos de preparo na água, vidro tampado, vidro destampado, panela comum, panela de pressão de mais de 18 libras e outros detalhes mais... pode aparecer o botulismo e a aparência não muda, então não sabemos que esta contaminado.

2 comentários:

  1. Só completando sobre o Botulismo, ele ocorre devido a má manipulação dos alimentos. A bacteria causadora do botulismo, libera no solo os esporos para continuar a sua espécie. Vou dar um exemplo, vamos supor que vamos fazer uma conserva de cenoura (picles), não higienizamos direito a cenoura, ela pode conter um esporo que ao entrar em contato com a água, nutrientes do alimento e temperatura ideal, ela germinará originando a bacteria que produzirá a toxina botulinica. A unica solução para o não surgimento da toxina é higienizar bem os alimentos utilizando escovinhas para remover as sujidades do alimento, e manter a ácidez <4,5 da conserva. Outra coisa a ser feita é ferver e manter a temperatura a 100°C por 15 minutos no mínimo, isso eliminará a toxina. Mas o importante de tudo é manter o local, utensilios e alimentos limpos sempre. Como já citado pela irmã a toxina não tem cor, cheiro e nem gosto sendo dificil de identificar algo errado com o alimento. Uma outra idéia tb é utilizar acido citrico (tem em farmácia) para baixar a ácidez.
    A toxina afeta o sistema nervoso. Além das conservas pode ser encontrado no Mel, por isso não se deve dar mel para bebes, pois o esporo pode germinar no estomago do bebe, pois ele ainda não tem o sistema de proteção totalmente formado. Mas não deixem de fazer suas conservas, é só manter sob controle a produção.

    bjkas
    Rubia

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Rúbia. Adoro vocês. Sempre tem uma complementando a informação da outra e espero assim aprender cada vez mais. Este é o verdadeiro espírito da Sociedade de Socorro!

    Por favor, vc saberia me dizer a quantidade de ácido cítrico que devemos usar em cada vidro? É por quantidade ou por tipo de alimento? Eu peço na farmácia só como ácido cítrico e eles já sabem?

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!