06 janeiro 2010

Começando a armazenar

Gente, desculpem, eu disse que estava encerrando o assunto ontem mas a primeira postagem de armazenamento desta semana foi uma das mais populares do blog e a que gerou mais perguntas e deu origem as demais postagens da semana.

Como ontem a Vanessa fez uma pergunta que acho que pode ajudar quem está começando, resolvi colocar na postagem porque quase ninguém lê os comentários. Ela me perguntou sobre a higienização de garrafas, então vou indicar a apostila que eu uso que é da Fernanda. Não vou colocar nos arquivos porque não é minha, mas posso colocar o link.

4 comentários:

  1. Simone,
    Obrigada pelas dicas adorei, agora sim poço começar a fazer meu armazenamento.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oie Si, acho que vc não vai terminar de postar sobre armazenamento(rss)
    Aqui na minha estaca tem uma máquina de armazenamento à vácuo e eu li nesta apostila para secar os grãos antes de armazenar, pra armazenar à vácuo tb precisa? nós não fazemos assim...

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty! Tudo bem? Na verdade, eu disse que estava encerrando o assunto por enquanto porque eu não tinha mais nada a acrescentar no momento mas vou continuar respondendo as perguntas que eu tiver respostas. Isso sempre.

    Sobre a secagem dos grãos, o que a irmã que me ensinou disse foi o seguinte: Se eu abrir, por exemplo, um pacote de arroz e armazená-lo todo naquele momento, eu não preciso secá-lo. Mas, se eu deixar o pacote aberto e for usar depois tenho que secá-lo porque ele absorve a umidade do ar.

    Sobre o armazenamento a vácuo, não sei dizer nada porque eu nunca fiz e nunca nem vi a máquina, portanto seria errado dar qualquer opinião. Tudo o que sei é o que outras pessoas me falaram como, por exemplo, que o saco de absorventes de oxigênio depois de aberto deve-se utilizá-lo todo. O que é uma desvantagem, na minha opinião, porque eles são bem caros. A não ser que seja comprado por várias famílias.

    O que estou planejando para este ano é usar o método do gelo seco. Vamos ver no que vai dar. Quando eu fizer, mostrarei pra vocês.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Si; aqui na estaca a Presidência da Sociedade de Socorro comprou todo o material, então cada semana tem reunião de armazenamento em uma capela e o material é utilizado por todos, claro que tem o custo do material mais é bem baratinho (eu acho), e tem irmãos que juntam e compram o fardo(saca)e dividem por exemplo, mês pasado eu dei meu nome para o feijão, a 2ª Cons. da soc de socorro anotou os nome de todos que queriam, o Bispo comprou e no dia do armazenamento nós catamos muitos quilos de feijão e armazenamos, eu paguei R$13,00 por 6kg de feijão armazenado à vacuo; eu não gastei gasolina, comprei feijão mas barato e armazenado, minha mãe gostou tanto que pediu esse mês arroz e feijão (rssss).
    Um bjão pra ti.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!